FIESC solicita mudança no projeto da ponte da BR-101 sobre o rio Itajaí para viabilizar Hidrovia
Manifestação da Federação das Indústrias de SC defende nova estrutura para impulsionar logística e capacidade viária.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) defendeu, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a necessidade de mudança no projeto de ampliação da ponte da pista norte da BR-101 sobre o rio Itajaí. A FIESC destaca que a solução atual pode prejudicar a Hidrovia do Rio Itajaí-Açu, importante alternativa logística na região.
De acordo com a FIESC, a ponte sentido Norte limita o trânsito de embarcações devido ao alinhamento diferente dos pilares em relação à ponte sentido Sul. A entidade propõe a derrocada da ponte antiga e a construção de uma nova, com maior capacidade e pilares alinhados corretamente, viabilizando tanto a ampliação da BR-101 quanto a Hidrovia do Rio Itajaí-Açu.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destaca a importância estratégica do investimento, a maior movimentação resultante da duplicação da BR-470 e as melhorias logísticas para a atividade industrial e armazéns no entorno.
A FIESC também pede celeridade na avaliação do projeto enviado pela concessionária da BR-101, que prevê obras para aumentar a capacidade da rodovia entre Penha e Itajaí, em ambos os sentidos. Os problemas de capacidade viária têm se agravado desde 2017.
O post FIESC solicita mudança no projeto da ponte da BR-101 sobre o rio Itajaí para viabilizar Hidrovia apareceu primeiro em SC Mais.