1ª Conferência Regional de Vereadores Mirins reúne jovens em Balneário Camboriú
Evento promovido pela Escola do Legislativo da Alesc debateu temas relevantes para os legisladores mirins da AMFRI
Cerca de 70 jovens estiveram na Câmara de Balneário Camboriú nesta quinta-feira (06/07) para a 1ª Conferência Regional de Vereadores Mirins da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí Açu). Organizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o evento reuniu participantes das Câmaras Mirins de BC, Balneário Piçarras, Itajaí, Itapema, Navegantes e Penha (os demais Legislativos da região ainda não têm Câmaras Mirins).
A abertura do evento contou com as falas de autoridades como a presidente da Escola do Legislativo da Alesc, ex-deputada Marlene Fengler, e do presidente da Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert, além do vereador Eduardo Zanatta (PT) e da presidente da Câmara Mirim de Balneário Camboriú, Mariana da Conceição.
Durante a conferência, os jovens vereadores participaram de palestras, oficinas de discussão e dinâmicas. A palestra inicial abordou a prevenção da dependência tecnológica, ministrada por Roseane Mendes Bernartt, doutoranda em Educação e integrante do Instituto de Tecnologia e Dignidade Humana. Os participantes também debateram questões como a garantia de direitos para crianças e adolescentes, o incentivo à participação política e a consolidação das câmaras mirins nos legislativos municipais.
A vereadora da Câmara Mirim de Navegantes Lívia Mattos Rodrigues destacou a importância desses encontros para o desenvolvimento dos jovens legisladores: “Eu creio que a cada encontro de Câmaras Mirins vamos adquirindo mais conhecimento sobre o que está no nosso dia a dia. Muitas vezes, as pessoas apresentam várias definições para a política, sem ter o conhecimento do que realmente é. No Programa Vereador Mirim a gente tem um estudo e vai aprendendo a cada dia sobre diversos temas importantes, como hoje aprendemos sobre o uso adequado da internet.”
Na parte da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar as conclusões das oficinas de discussão, participar de uma nova dinâmica proposta pela Câmara Mirim de Balneário Camboriú e assistir a uma palestra sobre o Artigo 5º da Constituição Federal, ministrada por Pedro Cabral Filho, doutor em História e Historiografia da Educação. Os vereadores mirins puderam trocar experiências e opiniões com colegas de toda a região, enriquecendo ainda mais o evento.
O encontro regional faz parte de uma série de oito conferências promovidas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em diferentes regiões do estado. A conferência em Balneário Camboriú foi a segunda, após a realizada em Massaranduba, no Vale do Itapocu. O tema central das conferências é a prevenção à dependência tecnológica, e as conclusões de cada evento serão compiladas em uma carta. Essas cartas serão levadas ao Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em outubro, na Alesc, onde será elaborado um documento conjunto estadual.
O post 1ª Conferência Regional de Vereadores Mirins reúne jovens em Balneário Camboriú apareceu primeiro em SC Mais.