Notícias em Destaque

Prefeita de Balneário Camboriú é atropelada por patinete elétrico

Tragédia anunciada Navegantes precisa de regulamentação específica

Acidente com patinete antes da posse causa ferimentos na prefeita
Juliana Pavan, eleita como a primeira mulher prefeita de Balneário Camboriú, sofreu um susto na véspera da posse. No dia 31 de dezembro, ela foi atropelada por um patinete elétrico enquanto atravessava a movimentada Avenida Brasil, em direção a uma loja de sapatos. O acidente resultou em ferimentos nos joelhos, cotovelos, braços e cabeça. A prefeita, apesar do susto, está bem e seguiu com seus compromissos, mas explicou que ainda sentia dor no joelho devido ao impacto. Na quinta-feira seguinte ao incidente, ela passaria por exames para investigar a gravidade dos ferimentos.

Legislação de patinetes elétricos e a responsabilidade municipal
Atualmente, a legislação brasileira exige que os patinetes elétricos possuam alguns itens de segurança, como campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, além de um indicador de velocidade. Apesar de não exigir emplacamento ou habilitação, os veículos de micromobilidade podem transitar por áreas de pedestres, ciclovias e ciclofaixas, desde que regulamentados pelos municípios. Contudo, a falta de normas claras e fiscalização rigorosa têm gerado situações perigosas. A alta velocidade dos patinetes, que pode ser incompatível com a segurança de áreas de circulação não motorizadas, é um dos principais riscos para pedestres e ciclistas.

Perigos do uso imprudente e a tragédia anunciada em Navegantes
Em cidades vizinhas como Navegantes, é comum o uso de patinetes por duas pessoas, inclusive pais e filhos, o que agrava ainda mais os riscos. A falta de capacetes de proteção e a alta velocidade nas vias têm gerado acidentes, como a tragédia anunciada. A prefeitura tem a responsabilidade de regular o uso desses veículos, com foco na segurança dos pedestres e ciclistas. O acidente com Juliana Pavan, embora tenha sido um susto, é um exemplo claro de que é necessário um olhar mais atento à segurança dos usuários de patinetes nas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *