A Portonave, terminal portuário de contêineres em Navegantes (SC), está investindo R$ 439 milhões na aquisição de equipamentos 100% elétricos, com foco na descarbonização, modernização e aumento da eficiência logística. Com os novos guindastes, a capacidade anual de movimentação subirá de 1,5 milhão para 2 milhões de TEUs.
Aquisição inclui guindastes STS e RTGs elétricos
O pacote contempla dois guindastes STS (Ship-to-Shore), 14 RTGs (Rubber Tyred Gantry), uma Reach Stacker elétrica e dois Scanners para inspeção de cargas. Os equipamentos são isentos de tributos federais por meio do programa Reporto, criado para modernizar os portos brasileiros.
Tecnologia de ponta e sustentabilidade
Os STS, fabricados pela ZPMC, têm capacidade para movimentar navios de até 400 metros de comprimento. Os RTGs elétricos, da marca Konecranes, empilham até sete contêineres e incluem sensores de segurança, câmeras e sistema de lubrificação automática. A nova Reach Stacker opera por 8 horas com 75 minutos de recarga e é a primeira do tipo no Brasil.
Scanners modernos e nova estrutura para inspeções
Os Scanners da VMI Security trazem mais eficiência à Receita Federal com inspeções automatizadas e uso de inteligência artificial. Uma estrutura coberta está em construção para protegê-los e facilitar a manutenção.
Obra do cais amplia estrutura para grandes embarcações
A obra de adequação do cais, iniciada em 2024, permitirá o atendimento a navios maiores. A primeira fase será concluída em julho de 2025, e a obra completa no primeiro semestre de 2026.
Na tarde do dia 17, a Polícia Militar do 25º Batalhão realizou a detenção de…
Praia limpa e bem cuidada todos os dias em Navegantes Mais de 140 toneladas de…
Na última quarta-feira, um homem de 37 anos foi preso após atirar contra um cachorro…
Unidades de saúde atenderão das 8h às 17h para aplicação da vacina trivalente e atualização…
O portal Navega Mais Empregos está com 501 vagas de emprego abertas em Navegantes, Santa…
Na noite de 16 de abril de 2025, um homem de 38 anos foi gravemente…