Pela primeira vez na cidade, o evento nacional reuniu 288 atletas de 14 estados.
Competição histórica em Navegantes
Chegou ao fim, neste domingo (23), o Campeonato Brasileiro de Powerlifting Clássico e Supino 2025, realizado em Navegantes. O evento movimentou a cidade, reunindo 288 atletas de 14 estados, além de equipes técnicas e um grande público que compareceu para prestigiar esse esporte olímpico.
Destaque para a modalidade e estrutura do evento
“É um evento diferenciado, ímpar, pois é uma modalidade esportiva distinta das que estamos acostumados a acompanhar diariamente, como futebol, vôlei de praia e surfe”, comentou Ricardo Echelmeier, superintendente de Esporte de Navegantes.
O presidente da Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos (CVLB), Júlio César Conrado, elogiou o alto nível técnico dos atletas e a recepção da cidade. “Navegantes não mediu esforços para oferecer a melhor estrutura possível.”
Cinco dias de disputas intensas
Foram cinco dias de competição, entre 19 e 23 de fevereiro, no Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Domingos Angelino Régis, no Centro. Grandes nomes da modalidade estiveram presentes, consolidando a importância do evento no cenário esportivo nacional.
Atletas se destacam com marcas impressionantes
- Vanderlei Barbosa: Levantou 275 kg no supino e conquistou o título brasileiro na categoria Supino Equipado 105 kg. Ao longo da carreira, acumulou diversas medalhas em campeonatos nacionais de Powerlifting, Supino e Terra.
- Alexandre Emidio: Com 225 kg no supino, garantiu o título brasileiro na categoria Supino Clássico 120 kg. O atleta de Búzios (RJ) foi quinto colocado no mundial e campeão brasileiro nas categorias Open e Master 120 kg em 2024. Além disso, é bicampeão mundial de Policiais e Bombeiros, seis vezes campeão sul-americano e agora sete vezes campeão brasileiro.
- Frank Witt: O paratleta catarinense, da cidade de São Bonifácio, venceu na categoria Supino Clássico Especial 93 kg, ao levantar 75 kg. Esse é seu sétimo título no Campeonato Brasileiro de Supino.