O programa Trabalhando Juntos pretende promover a iniciação profissional de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de risco ou evasão escolar.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou o programa Trabalhando Juntos, que tem como objetivo promover a iniciação profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O programa conta com a parceria de entidades qualificadoras de aprendizagem profissional, prefeituras municipais e empresas privadas.
Uma cartilha foi desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CIJ) do MPSC para facilitar a implantação pelas Promotorias de Justiça. O documento apresenta o programa e explica as etapas de sua implementação nas comarcas.
Segundo o Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, Coordenador do CIJ, a promoção da inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho beneficia toda a sociedade por dar novas oportunidades aos jovens e “é uma estratégia eficaz para prevenir a evasão escolar, reduzir situações de risco e até evitar o envolvimento de adolescentes com a criminalidade”, ressalta.
O intuito do programa é capacitar os adolescentes e sensibilizar empresários sobre a importância de contratar esse público. O Trabalhando Juntos também visa orientar sobre a obrigatoriedade de contratar jovens aprendizes, como estabelece a Lei da Aprendizagem (Lei n. 10.097/2000).
O Trabalhando Juntos atende aos objetivos do Fortalece SINASE, programa desenvolvido pelo CIJ para fortalecer o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), que integra o Plano Geral de Atuação na área da infância e juventude.
O MPSC, por meio das Promotorias de Justiça, vai articular com as Secretarias de Assistência Social dos municípios o contato com adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de evasão escolar, que serão convidados a participar de oficinas socioeducativas em entidades qualificadoras.
Durante dois meses e meio, os jovens vão aprender sobre economia pessoal, trabalho em equipe, elaboração de currículo, comportamento no ambiente de trabalho e outros temas semelhantes. Após concluírem a capacitação, os adolescentes são encaminhados às vagas de aprendiz e de estágio em empresas do munícipio.
O post MPSC lança programa de iniciação profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade apareceu primeiro em SC Mais.
Um homem de 50 anos foi encontrado morto na tarde do dia 5, em Videira…
Palavras-chave destacadas: explosão no Morro dos Cavalos, caminhão tanque, BR-101, acidente em Palhoça, etanol, veículos…
O representante da Grande Florianópolis, Rodrigo Soni, foi consagrado como Mister International Brasil 2025, uma…
Garuva, SC — 05 de abril de 2025 — Um avião de pequeno porte precisou…
São João Batista, 5 de abril de 2025 — A Polícia Militar flagrou, na madrugada…
Evento gratuito ocorre nesta terça-feira (08) e incentiva a prática de exercícios entre a terceira…