Raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose, sarna, micose, tuberculose… entre tantas outras. Para alertar, 6 de julho é marcado pelo Dia Mundial das Zoonoses, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais.
Na avaliação do médico veterinário à frente do hospital Amparo Rogério Lopes da Fonseca a data é importante não só para o bem-estar dos animais, mas também para proteger a saúde das pessoas. “As zoonoses representam 62% da Lista de Doenças de Notificação Compulsória, 60% dos patógenos reconhecidos e 75% das doenças emergentes”, explica o especialista.
Para prevenção, Rogério alerta sobre a higiene pessoal e ambiental. Além disso, os produtos de origem animal, como pescados, carnes, leites e ovos devem ser cozinhados adequadamente, acima de 70° para consumo.
O médico veterinário ainda ressalta a importância da vacinação dos animais. “Em cada caso, orientamos os tutores quanto a transmissão e o tratamento adequado”, afirma o especialista.
O post “Julho Dourado” Dia mundial das Zoonoses: data alerta para saúde e bem-estar dos animais e tutores apareceu primeiro em SC Mais.
A vereadora Professora Adriana Macarini (PP) tem demonstrado consistência em sua atuação parlamentar na Câmara…
Investigações da Polícia Federal revelam evidências do envolvimento do ex-presidente na tentativa de golpe de…
A proposta de poda da vegetação de restinga nas praias de Navegantes, em Santa Catarina,…
As unidades foram premiadas por iniciativas inovadoras que promovem bem-estar, leitura e desconexão digital entre…
Com o tema “Planejando e Inovando Navegantes”, teve início no dia 2 de abril o…
Interessados devem se inscrever até o dia 21 de abril; evento acontece no dia 23…