GAECO deflagra operação para desarticular golpe de leilão de veículos
Mandados de busca são cumpridos em SP; prejuízo chega a R$ 299 mil
O GAECO de Santa Catarina deflagrou, na manhã de hoje, a Operação “Last Bid”, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em aplicar golpes de leilão de veículos. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Mogi das Cruzes.
A operação, realizada com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, teve início após denúncias registradas em Caçador, onde vítimas relataram a prática de estelionato em plataformas falsas de leilão. A investigação revelou que os criminosos criavam sites idênticos aos leilões oficiais, utilizando nomes de leiloeiros e documentos falsos para enganar os compradores.
Após o “arremate”, as vítimas eram coagidas a realizar pagamentos por PIX sob ameaça de prisão. Em Santa Catarina, seis vítimas já foram identificadas, com um prejuízo de cerca de R$ 300 mil.
A decisão judicial também determinou o bloqueio de bens e criptoativos dos investigados. O CyberGAECO segue investigando o caso para identificar novas vítimas.
Denuncie golpes online ao GAECO. Sua informação pode ajudar a combater crimes digitais.