Eduardo Bolsonaro anuncia viagem para os EUA e licença da Câmara
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) surpreendeu ao anunciar sua viagem para os Estados Unidos e uma licença do mandato por tempo indeterminado. O comunicado foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira, 18 de março de 2025.
Missão política nos EUA
Eduardo afirmou que sua ida aos EUA tem como principal objetivo buscar apoio do ex-presidente norte-americano Donald Trump para defender a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, que resultaram em ataques contra a democracia brasileira. Ele também revelou que pretende pressionar por sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, que conduz os processos sobre o caso.
Decisão polêmica e reção nas redes
O deputado descreveu a decisão como “a mais difícil da sua vida”. Logo após o anúncio, seu nome se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, com hashtags como #SomosTodosBolsonaro e “Fujão” dominando o trending topics do X (antigo Twitter).
Sem previsão de retorno
Mesmo sem ser alvo direto das investigações, Eduardo viajou para os Estados Unidos em 27 de fevereiro e declarou que não tem data prevista para voltar ao Brasil. Ele garantiu que, durante a licença, abrirá mão do salário de mais de R$ 46 mil mensais.